A sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência. Em reposta à crescente preocupação ambiental e social dos consumidores, as marcas necessitam de repensar as sua escolhas para reduzir os impactos negativos no planeta.
A moda sustentável são pequenas práticas que minimizam os impactos ambientais e sociais da indústria têxtil.
Podendo ser práticas como:
- O uso de materiais sustentáveis e alternativas inovadoras – quando falamos em materiais sustentáveis, falamos de tecidos ecológicos, como algodão orgânico, linho, canhâmo e materiais reciclados, que ajudam a diminuir a poluição e o consumo de água na produção têxtil. No que toca a alternativas inovadoras, pode-se utilizar o couro vegano à base de cogumelos e tecidos feitos de garrafas PET recilcladas.
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- Produção ética – prioriza condições de trabalho justas, salários dignos e transparência na cadeira de produção. Estas medidas conseguem combater problemas como a escravidão e o trabalho infantil, comuns na indústria de fast fashion.
- Redução dos desperdício – adotar práticas como a economia circular, que usa se reaproveitamento de materiais e incentiva a reciclagem das peças, evita o excesso de stock.
- Consumo consciente – saber escolher qualidade em vez de quantidade é fundamental. Optar por marcas responsáveis, comprar preças atemporais e dar preferência ao slow fashion são formas de apoiar esta causa.
A moda sustentável é um caminho sem volta. Cada vez mais a consciencialização das pessoas, transforma a indústria de modo a responder à nova demanda. São pequenas mudanças nos hábitos de consumo que podem ter um impacto positivo significativo no ambiente e na sociedade. Mudanças como: preferir marcas sustentáveis, investir em peças duradouras, comprar em segunda mão, doar ou reciclar roupas e apoiar a moda local.